Utentes do Grande Porto <br>em luta
Anteontem, 10, utentes dos transportes públicos do Grande Porto estiveram concentrados junto à Estação de Metro da Trindade, no Porto, para protestar e denunciar a falta de condições e qualidade dos transportes.
No local, Adérito Machado, do Grupo de Utentes dos Transportes Públicos do Grande Porto, começou por relembrar a luta travada pelos utentes contra a privatização dos transportes e a sua vitória com a reversão. Agora, acentuou, este é o tempo da reposição de serviços cortados, de mais investimento e de mais qualidade dos transportes públicos ao serviço das populações.
Na concentração, os utentes denunciaram ainda os diversos problemas que têm afectado a vida dos utilizadores da CP, STCP e Metro. Alertou-se também para o aumento, injustificado, dos preços dos transportes, que nos últimos dez anos foi muito acima da inflação. Criticou-se, de igual forma, o não cumprimento de horários dos autocarros e a falta de carruagens a circular no Metro.
Relativamente à municipalização da STCP, os utentes salientaram que o processo não garante uma gestão equilibrada e ao serviço das populações de cada localidade, uma vez que exige investimentos que as autarquias endividadas não conseguirão assegurar.